Justiça proíbe propaganda do HSBC

Justiça proíbe propaganda do HSBC

A justiça do Trabalho determinou a suspensão da propaganda “Lemonade”, do banco HSBC.
A peça publicitária mostra uma criança vendendo suco de limão à turistas e aceitando moedas de diversos países. De acordo com ação do MPT (Ministério Público do Trabalho) no Paraná, autor da ação, o anúncio é uma apologia ao trabalho infantil.
O MPT entende que publicidades como estas estão no caminho contrário de todos os esforços feitos pelo Estado para combater o trabalho infantil, estimulando que a opção para a criança é o trabalho e não o estudo.
A Justiça determinou a suspensão da veiculação do comercial, que deveria ser tirado do ar até a última quarta-feira, sob pena de multa diária de R$ 200 mil. A propaganda continua sendo transmitida.
A procuradora Margaret Carvalho disse ontem que iria informar a justiça sobre o descumprimento da sentença.
A campanha foi desenvolvida internacionalmente pela agência de publicidade JWT, veja o anúncio:


Esse MPT conseguiu a árdua tarefa de encontrar chifre em cabeça de cavalo ou, em outras palavras, cabelo em ovo. Não é possível que esse vídeo seja qualificado como apologia ao trabalho infantil.
Para o mundo publicitário que eu quero descer…
 fonte: jornal metro rj 13/03/2012

 

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