E se publicidade e propaganda não existissem?

E se publicidade e propaganda não existissem? 

 E se publicidade e propaganda não existissem?

Em um dos episódios de Mad Men, uma garota fala para Don Draper o seguinte: “Publicidade? Isso é lixo”. Ele responde tranquilamente: “Então pare de comprar coisas”.



De agora em diante acho que darei esta resposta caso venham comentar algo semelhante comigo. De vez em sempre vejo alguma pessoa reclamando de como odeia comerciais, anúncios e toda e qualquer coisa que lembre o assunto. Talvez o problema em si não seja a publicidade em si, mas a enorme quantidade de comercial “feijão com arroz” e a mania quase automática de pegar o controle remoto na hora do intervalo do programa favorito.
Já pensou como seria o mundo sem a presença da publicidade e propaganda?

Pouca concorrência no mercado:como precisa de comida, roupas, calçados e outros elementos para sobreviver, existiria apenas uma ou outra empresa para cada segmento. Afinal, ninguém seria apaixonado por uma marca e compraria apenas para satisfazer suas necessidades básicas. (constituindo um monopólio Global)

O mundo seria mais chato: sem motivos para anunciar, já que todo mundo sabe onde comprar o que precisa, seríamos rodeados de lojas com placas escritas “sapatos”, “supermercado” e por aí vai. Programas de TV e filmes teriam produções mais modestas, já que dependeriam das próprias pernas para se desenvolver.

Tipos de comportamento não existiriam: porque você acha que muita gente gosta de comer pipoca com guaraná? Comer pão com manteiga?

O ritmo do desenvolvimento seria menor: se ninguém teria orgulho de possuir uma camisa de marca X, porque existiriam empresas interessadas em desenvolver modelos diferenciados? Se as pessoas não são estimuladas a consumir, empresas não se interessariam em criar novos produtos para facilitar a vida delas. O lançamento de um produto não garantiria a sobrevivência deste, já que gerava lucro.
Ou seja, de uma forma ou de outra, a publicidade beneficia e influencia a todos, mesmo que você não perceba. (indiretamente)

Nota do Blooger TH>:
(Propaganda) Sempre é ela que direciona o consciente coletivo e político para determinadas marcas, tendências ou até mesmo não deixando cair no esquecimento. 
É a propaganda que faz o mundo dos negócios girar e produzir o que chamamos hoje de Globalização Mundial. 
Mas sempre agindo por meios subjetivos e muita das vezes com palavras de efeito subliminar, por isso que ela têm efeito a médio prazo e indireto.
Ou vc acha que grandes empresas gastam milhões em uma única propaganda
sem ter retorno.
fonte: blogcitário

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua Participação ((Comentário passará por Aprovação))
Ela é muito importante !!!!!!!!!!!!!! Comente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!